REHAB: diminua sua pilha de livros não lidos

-
Eu sei que você, leitor assíduo, tem uma pilha enorme de livros para ler. E provavelmente você não está dando conta da leitura. Se você já passou ou está perto de 30 livros não lidos na sua estante, bom meu amigo, você deve parar com as comprinhas porque se não a pilha só tem de aumentar.

Por isso você precisa de uma meta, e que tal fazer algo ao estilo de Rehab? Que tal começar a ler o que você já tem e não comprar mais nada por enquanto? A cada um número de leituras você poderá comprar apenas 1 livro. Nada mais justo, não é? Assim, pelo menos, você terá um controle no que você vai colocar na estante. Confira as dicas/regras para você conseguir planejar melhor sua Rehab!

1. Quantos livros não lidos você tem?
Faça uma contagem de quantos livros estão parados na sua estante aguardando você pegá-los para ler. Você não pode deixar tantos livros parados enquanto tem muita gente por aí querendo ler um único livro, mas tem que aguardar filas em bibliotecas públicas ou do colégio que ela estuda. Enquanto elas tem que esperar a vez delas para ler um livro, no seu caso, os livros estão esperando a vez deles para serem lidos, sendo que nem você sabe quando vai lê-los. Você acha isso justo?

2. Estabeleça uma meta. Quantos livros você pretende ler por mês?
Em quanto tempo você pretende ler todos esses livros? Em 6 meses, 1 ano? Defina um prazo final. Depois disso defina quantos livros você precisa ler por mês e por semana para chegar até o prazo com todos os livros da sua estante lidos.

3. Não ceda à tentação!
Passe longe de livrarias e lojas virtuais, inclusive evite ver tudo o que for relacionado a promoção de livros, se você é um leitor que não aguenta ver livros em promoção e sai comprando tudo, evite entrar em contato com esse material, seu projeto de terminar a leitura de todos os livros que você tem pra ler, agradece.

4. A cada 10 você pode comprar 1 (UM ÚNICO) livro.
Atingindo 10 leituras, você pode ceder a tentação e comprar UM ÚNICO livro, não vale trapacear. Os Deuses estão de olho em você!

5. Comecei minha REHAB, como devo avaliar meu desempenho?
Suponhamos que você começa sua Rehab num domingo, a cada domingo você deverá fazer um relatório colocando quantos livros você leu e quais (títulos, por favor) você leu. Faça a contagem, por exemplo: mês de Abril tenho que ler 6 livros, durante essa semana eu li 3 livros, portanto, faltará 3 livros para que eu cumpra a meta do mês.

6. Cumpri minha meta do mês, e agora?
Simplesmente comece a cumprir a meta do mês seguinte, pode ocorrer imprevistos em algum mês, portanto já adiante os meses seguintes para você conseguir -- quem sabe? -- terminar antes do prazo estipulado por você.

7. Por que eu devo fazer isso? Por que eu devo entrar em Rehab e parar de comprar livros e começar a ler o que já tenho?
Simplesmente para você aproveitar o que você já tem, você precisa aprender a controlar esse lado consumista de querer comprar todos os livros que vê pela frente. Dessa forma você poderá se controlar melhor e conhecer novos lugares nos livros que você tem. É uma ótima forma de você deixar de só ter aquele livro como enfeite, empoeirado na estante.

Agora eu me pergunto, todos estão dispostos a seguir esse desafio? Querem diminuir a sua pilha de livros? Toda semana terá um resumo, por isso peço que vocês comentem como está sendo o processo para vocês, que obviamente não podem mais visitar as lojas virtuais e se quer abrindo e-mail dessas lojas.

Então fica aí a dica! Logo compartilharei com vocês como está sendo o meu processo de adaptação, por mais que eu não compre muitos livros, às vezes eu acabo fazendo minha pilha aumentar aproveitando aquelas promoções absurdas da Submarino. Mas tudo bem... ;)

0 comentários:

Postar um comentário